Propag é novo palco do privatismo crônico de Zema
O governador mineiro tem certa urgência em se desfazer da Companhia Energética (Cemig) e da Companhia de Saneamento (Copasa)
Publicado por Yngrid Vasconcelos
Romeu Zema (Novo) é um homem com uma ideia fixa: privatização. Mais especificamente, o governador mineiro tem certa urgência em se desfazer da Companhia Energética (Cemig) e da Companhia de Saneamento (Copasa). Durante a empreitada pela adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o Executivo enviou à Assembleia Legislativa (ALMG) projetos que viabilizaram a concessão das estatais, incluindo uma alteração na Constituição para permitir a venda sem a necessidade de consultar a população mineira em um referendo.
Os projetos nunca avançaram. Minas aderiu ao RRF via Supremo Tribunal Federal (STF) e, com a chegada do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag) à discussão política, a alternativa de federalização das estatais para amortizar a dívida com a União e reduzir os juros parecia esfriar de vez a ideia de vender Cemig e Copasa. Mas quem assim pensou subestimou o peso que essas privatizações têm nos planos de Zema para o futuro do estado.
Na quinta-feira (8/5), o vice-governador Mateus Simões (Novo) foi à Assembleia para apresentar aos deputados os 13 projetos enviados à Casa pelo Executivo no escopo de ingresso no Propag. Mesmo sem os textos já em posse dos deputados, a postura do governo ficou clara sobre dois aspectos. O primeiro deles é que o Executivo determinou que os deputados aprovem até outubro, prazo definido no cronograma do programa de refinanciamento da dívida, a disponibilização de R$ 40 bilhões em ativos ‘federalizáveis’. Caso contrário, Zema não assina a adesão.
Outro ponto foi o de que os projetos de privatização das companhias energética e de saneamento precisam ser retomados, bem como a derrubada do referendo. Na análise de Simões, há um risco atrelado à federalização da Copasa, já que o governo federal pode não aceitar o ativo por não ter expertise com a área de atuação da empresa. A alternativa então é privatizar e usar o dinheiro para abater a dívida e conseguir atingir a marca para redução dos juros nas parcelas.
O caso da Cemig é mais sofisticado. Para o governo mineiro, a federalização configura uma mudança no controlador da empresa e, por isso, acionistas minoritários poderiam exigir a compra de sua participação. Neste cenário, Minas contrataria uma nova dívida ao invés de sanar os cofres. A solução? Privatizar no modo “corporation”, assim como proposto desde o início.
No RRF, Propag, feirão do Limpa Nome do Serasa, Refis… não importa o modelo de adaptar as contas públicas e tentar quitar a bilionária dívida com a União, o governo Zema vai tentar privatizar Cemig e Copasa. E essa deve ser uma das discussões centrais na Assembleia até outubro. Resta saber se a Assembleia, refratária à venda das estatais e da derrubada do referendo popular, desta vez será mais aberta à discussão diante da urgência de se aderir ao programa de refinanciamento e dos prazos apertados.
Nesta nova investida, Zema não está na linha de frente e deixa a empreitada nas mãos de Simões. O vice-governador, como ele mesmo diz, já era a liderança técnica do Executivo desde 2020, quando ainda era secretário-geral do Governo. Agora, com as atenções do chefe voltadas para o plano nacional e as eleições de 2026, o suplente é também o rosto oficial da gestão e o homem responsável por fazer o Propag avançar na Assembleia.
Publicado por Yngrid Vasconcelos 13/05/2025 às 09:17
Tem alguma notícia que quer nos mostrar? Contate-nos.
Após a CEMIG apresentar diversas falhas na prestação dos serviços de fornecimento da energia elétrica na cidade de Espera Feliz, a Promotoria de Justiça de Espera Feliz, entrou com uma Ação Civil Pública contra a CEMIG.
Em maio, o número de clientes da Cemig afetados por interrupções de energia causadas por pipas aumentou 50% em relação aos primeiros quatro meses de 2024, impactando quase 53 mil unidades consumidoras. Nos primeiros cinco meses do ano, mais de 150 mil clientes foram prejudicados por 672 ocorrências.
Noticie no melhor classificado de notícias de Espera feliz.
©2023 TaagVx. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por KeeVx - TaagVx
Distribuido por InfoClick Informática